Pular para o conteúdo principal

Dalai Lama - Felicidade e alegria são escolhas…



Quando identificamos o estado mental de uma pessoa como o fator principal  para se alcançar a felicidade, isso não significa negar que as nossas necessidades básicas de comida, vestimentas e abrigo precisam também ser atendidas. Mas uma vez que essas necessidades tenham sido atendidas, a mensagem é clara: não precisamos de mais dinheiro, sucesso ou fama, não precisamos de um corpo ou um parceiro perfeito – agora, nesse exato momento, temos uma mente que é o equipamento básico que precisamos para alcançar uma felicidade completa.

Quando pediram para ele definir as características de uma pessoa psicologicamente saudável ou bem ajustada ele respondeu o seguinte:

Bem, eu considero saudável uma pessoa compassiva e de bom coração. Se você mantém um sentimento de compaixão, amorosidade, então algo automaticamente abre você para o mundo. E através dessa porta você pode se comunicar mais facilmente com as outras pessoas. E o sentimento de cordialidade cria um tipo de abertura. Você descobrirá que todo ser humano é igual a você, e essa compreensão irá ajudá-lo a se relacionar com eles mais facilmente.

Felicidade e alegria são escolhas…

Quer estejamos falando de felicidade ou alegria, é sempre um sentimento interno. Entretanto, existe uma diferença importante: a felicidade do ego geralmente origina-se do mundo físico externo – obter o que pensamos que é necessário para aliviar as ansiedades que temos e atender nossas necessidades de deficiência.

A alegria da alma se origina do nosso mundo mental interno – surge internamente, portanto pode ser cultivado pelas nossas atitudes, filosofias, princípios e nossa maneira de ser no mundo. Felicidade e alegria são escolhas, e estão sob nosso controle.

As fontes de felicidade e alegria em cada nível de consciência são descritas em detalhe abaixo:

Nível 1: Sobrevivência
Se você está funcionado a partir do nível de consciência da sobrevivência, o que lhe faz feliz é satisfazer as necessidades e demandas do corpo através da experiência da comida, bebida, sexo e ausência de dor. Podemos também incluir nesse nível o fato de ter dinheiro suficiente e segurança para sentir segurança e conforto no mundo.

Nível 2: Relacionamentos
Se você está funcionado a partir do nível de consciência dos relacionamentos, o que lhe faz feliz é satisfazer suas necessidades e demandas de amor e pertencimento através da experiência da aceitação, respeito, conexão, camaradagem e comunicação aberta.

Nível 3: Autoestima
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de autoestima, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade e ânsia por valor próprio, experimentadas através das ações que tragam elogio, apreciação, reconhecimento, realização, reconhecimento e recompensa.

Nível 4: Transformação
Se você está funcionado a partir do nível de consciência da transformação, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade de liberdade e autonomia, e ter situações e experiências de vida e trabalho que desafiam sua mente para crescer e aprender continuamente. 

Nível 5: Coesão Interna
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de coesão interna, o que lhe faz feliz é satisfazer sua necessidade de encontrar significado e propósito na sua vida para além da satisfação das necessidades básicas, de maneira que você tenha um caminho para a expressão de sua paixão e talentos únicos que você sente ser capaz de oferecer ao mundo.

Nível 6: Fazer a diferença 
Se você está funcionado a partir do nível de consciência de fazer a diferença, o que lhe faz feliz e alegre é satisfazer sua necessidade de realizar seu senso de propósito realizando contribuições positivas para o mundo ao seu redor, e comprometendo-se em estabelecer conexões empáticas com outros de uma forma colaborativa. 

Nível 7: Serviço
Se você está funcionado a partir do nível de consciência do serviço o que lhe faz feliz e alegre é satisfazer sua necessidade de estar à serviço dos outros, ajudando-os a atender suas necessidades de deficiência ou apoiá-los na busca da satisfação de suas necessidades de crescimento.

Nível de felicidade e nível de consciência evoluem no mesmo compasso…

Isto significa que o nível de felicidade ou preenchimento pessoal que você experimenta em um momento específico da sua vida depende do estado de evolução da sua consciência pessoal. Quanto mais você cresce e evolui em termos de consciência, maior será seu potencial de experimentar a realização e consequentemente a plenitude em vida.

Dalai Lama

Referências:
Dalai Lama, em “A Arte da Felicidade: um Manual para a Vida”.

Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Rubens Alves - Diferença...

Deus faz o seu sol nascer sobre maus e bons, e a sua chuva descer sobre justos e injustos. Assim não fiquem aflitos com as minhas ideias.  Se eu canto não é para fazer o sol nascer. É porque sei que o sol vai nascer independentemente do meu canto. E nem se preocupem com as suas ideias. Nossas ideias sobre Deus não fazem a mínima diferença para Ele. Fazem sim, diferença para NÓS!. Rubens Alves Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Portal Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Dr. Sergio Felipe de Oliveira - A Medicina Oficial se abre para a questão Espiritual

A questão da vida após a morte, a sobrevivência do espírito após a morte do corpo biológico, sendo este a sede da emoção, da personalidade, da identidade de uma pessoa na hipótese do continuum da vida, a comunicabilidade entre a dimensão espiritual e o plano biológico nos estados de transe, na mediunidade, o entendimento do cérebro como o transdutor da alma e não como foco produtor do pensamento, são  questões em aberto no território da Ciência. A visão materialista entende que a pessoa é o corpo biológico, portanto a vida termina com a morte do corpo. Esta é uma hipótese que não foi comprovada pela Ciência. Assim, tanto a visão espírita proposta por Allan Kardec, quanto à visão organicista-materialista são hipóteses abertas à investigação pela Ciência Oficial. Afirmar o materialismo como realidade existencial é hoje uma hipótese e não uma confirmação cientifica. Um cientista que se diz materialista fala em nome próprio e não em nome da Ciê...

Jefferson L. Orlando: Importante pergunta!

Entre tantas coisas que poderíamos dizer em relação a tudo que o nosso país está passando e consecutivamente nossa população brasileira está enfrentando, eu espero a médio prazo que possamos nos tornar desta vez uma nação melhor! Que as verdadeiras reformas/mudanças sejam feitas, como a reforma política, tributária/fiscal, previdência privada, as atualizações/ajustes na constituição brasileira e tantas outras. Só assim vamos nos tornar um Brasil mais igualitário e próspero. Primeiramente precisamos reformar nossa “casa”, limpar toda a sujeira impregnada, ajustar suas fundações e modernizar toda a estrutura interna e externa. Para essa verdadeira mudança sabemos que ainda existe um caminho muito longo a ser feito, mas é necessário ter coragem (agir com o coração), foco e posicionar-se em relação ao que está ai (fatos e realidade). Ninguém pode edificar-se na inércia, muito menos um país, por isso é necessário colocar as mãos na massa, nem que se tenha que começar tudo de novo. ...