Pular para o conteúdo principal

Victor Rebelo - Evolução e doenças psicossomáticas.


As doenças e desequilíbrios que manifestamos em nossas vidas ocorrem devido ao nosso atual estágio evolutivo. Conforme vamos ampliando nosso grau de maturidade e lucidez espiritual, a ordem e o amor vão se tornando uma realidade, trazendo harmonia e paz.
Acredito que o ser, iludido por uma percepção individualista de si mesmo, aspira por um sentimento transcendental, com o qual ele possa se sentir plenamente integrado com o Todo (natureza e pessoas).
Neste nível, o egocentrismo deixa de existir. Abandonamos nossa personalidade sem perdermos a individualidade. Viver para o bem de todos é como viver para nosso próprio bem, não existe diferença. Porém, esta realização, este despertar, é um processo gradativo, depende do rumo que o espírito tomar em sua jornada evolutiva, através de suas encarnações e além delas. Depende, também, da sinceridade de suas escolhas e da força de vontade em persistir no caminho escolhido.
A personalidade ou persona não possui essência. O que fomos na última encarnação, já não somos nesta. Algumas tendências, ainda gravadas em nosso subconsciente, persistem, mas não podemos dizer que somos a mesma pessoa. Essa transformação ocorre o tempo todo. A verdade que preservávamos ontem, hoje destruímos com nossas dúvidas, para, amanhã, ampliarmos nossa visão. Este é o infinito ciclo da evolução espiritual. Para isso ocorrer da forma mais “suave” possível, precisamos ter humildade para reconhecer quando estamos equivocados em nossos pontos de vista ou quando é hora de expandirmos nossa percepção. Não podemos ter a prepotência de achar que nosso caminho espiritual é o melhor.
Penso que o mal não existe como essência. Para mim, ele é a manifestação da desordem, do desequilíbrio ou mesmo da busca pela ordenação, pela harmonia interna. Como eu disse no início, conforme o nosso grau de compreensão da vida e de nós mesmos se amplia, e, com ele, um sentimento profundo de amor incondicional, passamos a viver o bem, a ordem, a Luz... Por isso, toda violência é uma forma deturpada e desesperada de buscarmos o Bem que “nos escapa”.
Todo esse processo repercute na qualidade e no fluxo das nossas energias. Quando elas não fluem livremente, a tendência, ao longo do tempo, é o corpo adoecer. Esta “lei” é conhecida como "psicossomatismo", ou seja, desequilíbrios de ordem psicoemocional, que prejudicam nosso fluxo saudável de energias, manifestando-se no corpo por meio de doenças. Nossos conflitos emocionais, assim como nossos padrões de pensamentos e reações desequilibrados criam bloqueios energéticos e/ou aumentam a nossa perda de energia. Portanto, autoconhecimento e reforma íntima são fundamentais no processo de evolução espiritual, refletindo, assim, na saúde do corpo e da mente.
Victor Rebelo*
* Victor Rebelo é pesquisador espiritualista e editor das revistas Caminho Espiritual e Revista Cristã de Espiritismo. Para ver outros textos de sua autoria e obter mais informações sobre o seu trabalho, basta acessar o site da Revista Cristã de Espiritismo: www.rcespiritismo.com.br
Site no Somos Todos Um: www.stum.com.br/st13651
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest   

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest