Pular para o conteúdo principal

Gleise Bini - Preconceito.


O preconceito pode ser definido como a antecipação de idéias, sem ponderação ou conhecimento dos fatos.  Sua predisposição pode ter origem em crenças estabelecidas ou superstições que podem gerar sentimentos e até atitudes negativas.
Para Adorno (1950), um estudioso do comportamento humano, a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito às tradições, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da resistência. Ao olhar para o mundo através de uma lente de categorias rígidas, elas não acreditam na natureza humana, temendo e rejeitando todos os grupos sociais aos quais não pertencem. O preconceito é uma manifestação de sua desconfiança e suspeita.
Com base no que foi citado acima, podemos concluir que o preconceito de modo geral é um fator limitante para que possamos seguir no caminho do desenvolvimento pessoal e para relações interpessoais mais positivas. Todos nós em algum momento temos atitudes de discriminação em maior ou menor grau em virtude do preconceito. O que fazemos muitas vezes é negar que ele existe que faz parte de nós. O policiamento de nossos pensamentos e atitudes se faz necessário para manter a paz interior e social. O desenvolvimento da tolerância com o que é diferente ou contrário às nossas crenças e convicções é sem duvida o caminho para relações mais harmoniosas.
Todo e qualquer tipo de preconceito (idéias) e discriminação (atitudes) é  representada pela ignorância que pode ser expressa de modo cruel e covarde.
É preciso ter consciência de que as diferenças existem e essa sabedoria chega atraves do exercício da tolerância. É nosso dever desenvolver o entendimento e respeito pelo outro, caso contrário a intolerância será expressa pela falta de humildade e humanidade, podendo acarretar em isolamento daquele que exerce o preconceito.
Vamos rever nossos conceitos!!!
Grande abraço,
Gleise Bini*

* Naturóloga, profissional que utiliza técnicas terapêuticas naturais e milenares para o tratamento integral da saúde. Um processo terapêutico que visa o equilibrio do ser humano com o meio em que vive, promovendo qualidade de vida. Algumas técnicas utilizadas: essências florais, aromaterapia, acupuntura, nutrição, fitoterapia, cromoterapia, reiki, entre outras.
Contato profissional: gleisebini@gmail.com


Site: www.soldoeverest.com.br
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança