Pular para o conteúdo principal

Alma, Deus, Eternidade e Reencarnação - Srila Prabhupada conversa sobre Orígenes de Alexandria



Discípulo: Orígenes acreditava que todos os elementos encontrados no corpo material também se encontram no corpo espiritual, o qual ele chamava de “homem interior”. Orígenes escreve: “Existem dois homens em cada um de nós… Assim como todo homem exterior possui por homônimo o homem interior, o mesmo se dá para todos os seus membros, e pode-se dizer que todo membro do homem exterior pode ser encontrado com esse nome no homem interior”. Assim, para todo sentido que possuímos no corpo exterior, existe um sentido correspondente no corpo interior, ou corpo espiritual.
Srila Prabhupada: A alma espiritual está agora dentro deste corpo material, mas, originalmente, a alma espiritual não tinha corpo material. O corpo espiritual da alma espiritual existe eternamente. O corpo material é meramente um pano encobrindo o corpo espiritual. O corpo material é cortado, como um terno, de acordo com o corpo espiritual. Os elementos materiais – terra, água, ar, fogo, etc. – tornam-se como uma argila quando misturados, e eles vestem o corpo espiritual. É porque o corpo espiritual possui uma forma que o corpo material também obtém uma forma. Na verdade, o corpo material nada tem a ver com o corpo espiritual; trata-se de nada senão uma espécie de contaminação a causar o sofrimento da alma espiritual. Tão logo a alma espiritual se veste com a contaminação material, ela se identifica com a veste e se esquece de seu verdadeiro corpo espiritual. Isso se chama maya, ignorância ou ilusão. Essa ignorância continua enquanto não estivermos em completa consciência de Krsna. Quando nos tornamos completamente conscientes de Krsna, entendemos que o corpo material é apenas a veste externa, e que nós somos algo diferente. Quando obtemos esse entendimento incontaminado, chegamos ao que se chama de “plataforma brahma-bhuta”. Quando a alma espiritual, que é Brahman, está sob a ilusão do condicionamento material corpóreo, estamos na plataforma jiva-bhuta. Atinge-se brahma-bhuta quando não mais nos identificamos com o corpo material, mas com a alma espiritual interior. Quando chegamos a essa plataforma, tornamo-nos jubilosos.

Artigo completo você lê acessando:
www.voltaaosupremobr.wordpress.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/alma-deus-eternidade-e-reencarnacao-srila-prabhupada-conversa-sobre-origenes-de-alexandria/
Orígenes de Alexandria (185-254 d.C.) foi um dos mais influentes fundadores da Igreja Cristã e figura entre os mais prolíficos escritores e professores da história da Igreja. Conhecido como o pai do misticismo cristão, ensinou a reencarnação, uma doutrina que as autoridades posteriores da Igreja rejeitaram. Neste diálogo com seu discípulo professor de Filosofia, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada aponta muitas similaridades entre os ensinamentos de Orígenes e os ensinamentos da literatura védica, e também diferenças, como o impasse de a alma ter sido criada em determinado momento ou existir eternamente como parte do eterno supremo.
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Brian Weiss - Sobre Almas Gêmeas.

Em "SÓ O AMOR É REAL", Brian Weiss revela que cada um de nós possui alguém que nos acompanha pela eternidade. Alguém que já tivemos a felicidade de encontrar ou que está à nossa procura, porque fomos destinados, para sempre, um ao outro.

Não há coincidências no amor. "A alma do homem é como a água; vem do céu, e sobe para o céu, para depois voltar à Terra, em eterno ir e vir". O destino determina o encontro de almas gêmeas. Sem dúvida, estamos fadados a encontrá-las. Mas o que decidimos fazer depois desse encontro depende de opção ou de livre arbítrio. Uma opção errada ou uma oportunidade perdida pode resultar em incrível solidão e sofrimento. Escolhas certas e oportunidades realizadas podem trazer-nos profunda satisfação e felicidade.

Para cada um de nós, existe alguma pessoa especial. Muitas vezes existem duas, três ou mesmo quatro. Todas vêm de gerações diferentes. Atravessam oceanos de tempo e profundidades celestiais para estarem conosco novamente. Vêm do outr…

Jefferson L. Orlando: A mudança acontece de dentro para fora...

A tão esperada virada do jogo começa dentro de nós, para só assim então, colocarmos ela em prática para fora em nossas atitudes e ações.
Não existe mudança verdadeira, quando a atitude parte somente de fora.
Não se engane querendo mostrar atitudes externas que não condizem com as internas, quando o silêncio da noite chegar e no seu íntimo você acessar, no mesmo momento irá saber que tem algo ai dentro que não mudou.
Para mudar é preciso coragem, determinação, foco, objetivo, garra e principalmente a tão esperada mudança nos padrões de pensamentos.
Se acostumar com os pensamentos a que vem tendo desde criança até hoje é fácil, não precisar mudar nada e chega a ser cômodo. Sair da zona de conforto às vezes é crucial, mas quase ninguém quer sair do conforto de não precisar colocar as mãos na massa da transformação.
A zona de conforto, não é necessariamente uma área em que a pessoa esteja vivendo uma vida ótima, com um excelente emprego, uma família equilibrada, um feliz relacionamento amoroso…

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos, sentimentos e pensamentos. 

Se definir é se limitar. 

Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar." 

Machado de Assis

Site:www.soldoeverest.com.br
Site no Somos Todos Um: www.stum.com.br/st13651
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest