Pular para o conteúdo principal

Osho - Você é responsável.


"A mente ordinária sempre lança a responsabilidade em outro alguém. É sempre o outro que está lhe fazendo sofrer. Sua esposa está lhe causando sofrimento, seu marido está lhe fazendo sofrer, seus pais estão lhe fazendo sofrer, ou o destino, karma, Deus... Dê o nome que quiser ! Afinal tudo se resume à mesma coisa.

As pessoas têm milhões de maneiras de se esquivar da sua própria responsabilidade. Mas no momento em que você diz que outra pessoa - X,Y,Z - está lhe causando sofrimento, você na verdade não está fazendo absolutamente nada para mudar isso. Mas o que você pode fazer ? Afinal, como é que você pode ser feliz numa sociedade pobre? E como você pode ser feliz numa sociedade que é dominada pelo capitalismo? Ou como você pode ser feliz com uma sociedade que não lhe permite liberdade? Desculpas e mais desculpas - desculpas apenas evitam o "insight" que leva ao "Sou responsável por mim mesmo. Ninguém mais é responsável por mim; O que quer que eu seja, sou minha própria criação". Esse é o real significado.

Conduza toda a responsabilidade para um apenas. E esse um, acredite, é você. Uma vez que esse insight se estabelece, de que você é responsável por sua vida; por seu sofrimento, sua dor, por tudo que acontece com você, que o caminho foi você que escolheu, tudo se torna mais claro e mais simples de se mudar, pois estas são as sementes que você semeou e agora está apenas colhendo a safra. Este insight de possuir um entendimento natural em você. Assim a vida começa a dar uma nova reviravolta. Começa a se mover em uma nova dimensão.

Uma vez que você sabe ser responsável, também saberá que pode abandonar uma situação a qualquer momento que decida. Ninguém pode lhe impedir de abandonar isso. Pode alguém lhe impedir abandonar sua miséria, de transformar sua miséria em felicidade ? Ninguém. Mesmo que você esteja na prisão, preso, acorrentado, ninguém pode prender VOCÊ realmente; sua alma ainda permanece livre. É claro, que você fica em uma situação muito limitada, mas mesmo nessa situação limitada você pode derramar lágrimas de desamparo ou pode cantar uma canção...

Tome toda a responsabilidade sobre si mesmo e seja grato a todos à sua volta. Agora que ninguém mais é responsável pela sua miséria, exceto você, então o que resta ? Apenas a gratidão para com todos, pois todo mundo está criando um espaço para que você seja transformado - mesmo aqueles que você acha que estão lhe obstruindo, mesmo aqueles que você pensa que são seus inimigos.

Seus amigos, seus inimigos, boas e más pessoas, circunstâncias favoráveis, circunstâncias desfavoráveis - tudo isso junto está criando o contexto no qual você pode ser transformado e tornar-se um Buddha. Seja agradecido a todos - àqueles que lhe ajudaram, àqueles que lhe obstruíram, àqueles que foram indiferentes. Seja grato a todos, porque todos juntos estão criando o contexto no qual os Buddhas nascem. No qual você pode se tornar um Buddha."


Osho


Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest

Postagens mais visitadas deste blog

Osho - A felicidade...

Site:   www.soldoeverest.com.br Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest

Gratidão

Amigos, Achei muito bonita esta mensagem que recebi do meu professor Mauro Kwitko, por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês que acessam o  SOL do EVEREST . Um [ ] fraterno, Amor Determinação Confiança

Machado de Assis - Eterno parênteses em aberto...

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias,  memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos,  sentimentos e pensamentos.  Se definir é se limitar.  Você é um eterno  parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."  Machado de Assis Site:   www.soldoeverest.com.br Site no Somos Todos Um:  www.stum.com.br/st13651 Canal Sol do Everest:  www.youtube.com/soldoeverest