Discípulo: Orígenes acreditava que todos os elementos encontrados no corpo material também se encontram no corpo espiritual, o qual ele chamava de “homem interior”. Orígenes escreve: “Existem dois homens em cada um de nós… Assim como todo homem exterior possui por homônimo o homem interior, o mesmo se dá para todos os seus membros, e pode-se dizer que todo membro do homem exterior pode ser encontrado com esse nome no homem interior”. Assim, para todo sentido que possuímos no corpo exterior, existe um sentido correspondente no corpo interior, ou corpo espiritual.
Srila Prabhupada: A alma espiritual está agora dentro deste corpo material, mas, originalmente, a alma espiritual não tinha corpo material. O corpo espiritual da alma espiritual existe eternamente. O corpo material é meramente um pano encobrindo o corpo espiritual. O corpo material é cortado, como um terno, de acordo com o corpo espiritual. Os elementos materiais – terra, água, ar, fogo, etc. – tornam-se como uma argila quando misturados, e eles vestem o corpo espiritual. É porque o corpo espiritual possui uma forma que o corpo material também obtém uma forma. Na verdade, o corpo material nada tem a ver com o corpo espiritual; trata-se de nada senão uma espécie de contaminação a causar o sofrimento da alma espiritual. Tão logo a alma espiritual se veste com a contaminação material, ela se identifica com a veste e se esquece de seu verdadeiro corpo espiritual. Isso se chama maya, ignorância ou ilusão. Essa ignorância continua enquanto não estivermos em completa consciência de Krsna. Quando nos tornamos completamente conscientes de Krsna, entendemos que o corpo material é apenas a veste externa, e que nós somos algo diferente. Quando obtemos esse entendimento incontaminado, chegamos ao que se chama de “plataforma brahma-bhuta”. Quando a alma espiritual, que é Brahman, está sob a ilusão do condicionamento material corpóreo, estamos na plataforma jiva-bhuta. Atinge-se brahma-bhuta quando não mais nos identificamos com o corpo material, mas com a alma espiritual interior. Quando chegamos a essa plataforma, tornamo-nos jubilosos.
Artigo completo você lê acessando:
www.voltaaosupremobr.wordpress.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/alma-deus-eternidade-e-reencarnacao-srila-prabhupada-conversa-sobre-origenes-de-alexandria/
Artigo completo você lê acessando:
www.voltaaosupremobr.wordpress.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/alma-deus-eternidade-e-reencarnacao-srila-prabhupada-conversa-sobre-origenes-de-alexandria/
Orígenes de Alexandria (185-254 d.C.) foi um dos mais influentes fundadores da Igreja Cristã e figura entre os mais prolíficos escritores e professores da história da Igreja. Conhecido como o pai do misticismo cristão, ensinou a reencarnação, uma doutrina que as autoridades posteriores da Igreja rejeitaram. Neste diálogo com seu discípulo professor de Filosofia, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada aponta muitas similaridades entre os ensinamentos de Orígenes e os ensinamentos da literatura védica, e também diferenças, como o impasse de a alma ter sido criada em determinado momento ou existir eternamente como parte do eterno supremo.
Site: www.soldoeverest.com.br
Canal Sol do Everest: www.youtube.com/soldoeverest